Conheça um pouco Sobre nós

A Amazônia é um ecossistema essencial para a vida no planeta. Ela é responsável pela distribuição de chuvas em grande parte da América do Sul, além de possuir um papel central no combate aos efeitos das mudanças climáticas em todo o planeta. Nós, do Instituto Mapinguari, somos guardiões dessa maravilha natural, dedicados a promover sua preservação para as gerações futuras. Com ciência, educação e ação comunitária, trabalhamos para proteger a floresta, suas espécies e seus povos, abraçando a responsabilidade de manter o equilíbrio e a saúde deste território. Unidos em nossa missão, somos vozes da conservação, ecoando o chamado da natureza por cuidado e respeito.

Em pé da esquerda para a direita Thales Lima, Yuri Silva, Talita Tavares, Jane Moura, Hannah Balieiro, Anália Barreto, a baixo, Flávia Guedes e Nayara Pamphylio.

SOBRE O NOSSO INSTITUTO

O Instituto Mapinguari (IMAPIN) é uma Organização Não Governamental da Amazônia que atua desde 2015 apoiando e executando ações de defesa, preservação e conservação do meio ambiente, bem como incentivando a promoção do desenvolvimento sustentável da Região. Desde sua fundação, o Instituto busca a consolidação e fortalecimento de Áreas Protegidas, especialmente do Estado do Amapá. Tal estratégia busca a valorização do capital ambiental, cultural e socioeconômico das áreas protegidas e seus habitantes. Reconhecendo o papel fundamental das comunidades tradicionais na proteção da biodiversidade e seus territórios, o Instituto tem buscado fortalecer cada vez mais as pessoas que estão na linha de frente da proteção ambiental e na luta pela justiça social e climática.

NOSSO PROPÓSITO

Lutar pela preservação da Amazônia, buscando o estabelecimento de relações justas e equitativas, respeitando a autonomia dos povos e seus conhecimentos tradicionais.

NOSSA MISSÃO

Promover o desenvolvimento socioambiental através de estratégias de proteção, pesquisa e educação ambiental.

VISÃO

Ser reconhecido nacionalmente como uma instituição sólida, inovadora e transparente em sua atuação pelo desenvolvimento socioambiental na Amazônia.

Nossa Equipe

Hannah Balieiro

DIRETORA EXECUTIVA

Cabocla da Amazônia nascida no Pará e criada no Amapá. Bacharel em biologia pela UNIFAP, e ligada ao ativismo ambiental desde a universidade. Ponto focal do Mapinguari na  ReLLAC-j e educadora popular ativando o debate climático em comunidades tradicionais e cidades da Amazônia.

Ativista, artista, arteira.

Talita Tavares

DIRETORA ADMINISTRATIVA-FINANCEIRA

Ribeirinha, filha de líderes comunitários e Líder Comunitária atuante na Região do Lagos de Tartarugalzinho em Ponta do Socorro, acredita que as heranças ancestrais advindas da construção coletiva e do cuidado com o ambiente são nossa maior contribuição para a permanência dos nossos povos tradicionais e para a Conservação de nossas florestas.

Diretora Administrativa-Financeira

Yuri Silva

DIRETOR TÉCNICO

Ativista socioambiental focado no fortalecimento de áreas protegidas, comunidades tradicionais e cadeias socioprodutivas da Amazônia. Atuante desde 2010 no Amapá, acredita que os povos da Amazônia podem e devem conduzir a política de desenvolvimento socioeconômico da região.

Biólogo, Mestre em Biodiversidade Tropical e pai do Sebastião.

Thales Lima

COORDENADOR DE COMUNICÇÃO

Atua como mídia ativista no Amapá e desenvolve ações direcionadas à emergência climática, ativismos urbanos, movimentos socioambientais e juventudes na Amazônia dentro dos debates sobre o clima.

Comunicador social, jornalista e repórter.

Anália Barreto

ANALISTA DE COMUNICAÇÃO

Realiza coberturas em texto, áudio e vídeo sobre ações socioambientais na Amazônia Amapaense que envolvam emergência climática, racismo ambiental, agroecologia e território.

Jornalista

Flávia Guedes

MOBILIZADORA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E OCEANOS

Acredita que o conhecimento tradicional dos povos amazônicos são os essenciais para um desenvolvimento socioeconômico autônomo e sustentável.

Filha do norte, amapaense, formada em ciências naturais.

Jane Moura

MOBILIZADORA DE SISTEMAS ALIMENTARES

Acredita na força dos saberes tradicionais dos povos da Amazônia para uma construção justa da realidade.

Mobilizadora de Sistemas Alimentares – Nortista, nascida e criada na cidade de Macapá, Cientista Natural pela Universidade do Estados do Amapá e ativista socioambiental.

Nayara Pamphylio

AUXILIAR ADMINISTRATIVA-FINANCEIRA

Acredita que a educação socioambiental seja a base para o entendimento da necessidade da conservação do meio ambiente, sendo ela também muito importante no combate ao racismo ambiental.

Bacharel em Direito, Mamãe do Lael, Filha de Marajoaras

Pular para o conteúdo