Explore nosso Acervo

Cartilhas, publicações, textos que foram criados frutos de projetos.

PLANTAS TRADICIONAIS

Sabedoria popular da comunidade Quilombola do Curiaú, Macapá, Amapá

Autores:
Yuri Breno da Silva e Silva
Marília de Nazaré Corte Nery
Nicole Santos Lacerda

Esta cartilha surgiu a partir da iniciativa “Amazônia Terra Preta”, primeiro evento do Instituto Mapinguari em alusão ao Dia da Consciência Negra de 2021 como parte do calendário de atividades do Projeto Quilombos Urbanos, apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS).
A programação intitulada “Resgate da sabedoria popular quilombola com plantas tradicionais” identificou as plantas locais e tradicionais utilizadas pela comunidade do Quilombo do Curiaú, sua importância na identificação cultural, e na preservação ambiental dessa comunidade. As informações, gentilmente compartilhadas conosco pelos comunitários, foram aplicadas na construção do Jardim de ervas tradicionais na Escola Municipal Joanna Santos Silva. O Jardim foi pensado para ser um espaço de troca de saberes e experiências para a comunidade; e ao mesmo tempo compor o ambiente pedagógico da escola, com plano de aula e metodologia direcionada à educação infantil.

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Por que não é uma boa ideia explorar petróleo na Margem Equatorial

Entenda por quais motivos precisamos proteger a Amazônia e investir em fontes de energia limpa e boa para o planeta.

#DESTRAVAPEAPOS

Como cobrar o seu Político

A “Cartilha PEAPOS” aborda a Política Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Sociobiodiversidade (PEAPOS) do Amapá. Ele fornece informações sobre a origem, os beneficiários, os objetivos e as estratégias de implementação dessa política. Além disso, destaca a importância da participação da sociedade civil e das instituições públicas na construção e execução da PEAPOS. E também enfatiza a necessidade de engajamento político e comunitário para garantir o sucesso da política, incentivando a população a cobrar seus representantes e a participar ativamente das discussões sobre o desenvolvimento rural sustentável. Em resumo, a cartilha ensina sobre a importância da agroecologia, produção orgânica e sociobiodiversidade para o desenvolvimento das comunidades rurais do Amapá e como a PEAPOS busca promover esses princípios.

MANIFESTO

Jovens Vozes da Amazônia para o Planeta

Nós, as juventudes amazônidas, que vivenciamos a sociobiodiversidade da Amazônia, com seus diversos povos, culturas, territórios e natureza, nos levantamos e nos mobilizamos pelo seu presente e futuro, assim como da humanidade. Todo o território amazônico atravessa uma fase difícil e as projeções não indicam melhoras, caso ações concretas e eficazes não sejam tomadas. A exploração econômica desenfreada resultante de interesses políticos escusos, não leva em conta o futuro, isso porque está baseada em uma racionalidade imediatista e egoísta, sem compromisso com as pessoas, as comunidades e a natureza. Também não considera a multiplicidade cultural e social dos povos que aqui habitam. Os governos, o setor privado e a sociedade em geral devem se comprometer com a defesa da Floresta Amazônica e de seus povos, que possuem conhecimentos capazes de gerar desenvolvimento desde um sentido mais amplo, sem destruir a natureza e garantindo justiça social e ambiental.

Pular para o conteúdo